Não importa o que os chamados gurus lhe digam no Instagram, lutar contra a motivação é normal.
Faz parte do processo. Todos nós passamos por dias e semanas em que é difícil colocar o bumbum em ação, especialmente quando se trata de perda de gordura.
Superando a Baixa Motivação: Chave para a Perda de Gordura Sustentável
Ultimamente, quando tem sido difícil começar seus treinos, isso não significa que você falhou ou não “quer” o suficiente. Isso significa que você é humano.
Bem-vindo ao clube.
Conforme compartilhamos com nossos clientes de coaching, o que separa as pessoas que constroem hábitos saudáveis de longo prazo para uma perda de gordura bem-sucedida daquelas que não o fazem não é a motivação. A diferença é encontrar inspiração quando a baixa motivação o atrasa.
O segredo para a motivação em sua jornada para perder gordura
O “segredo” da motivação é que ela segue as ações.
A maioria das pessoas espera se sentir motivada para enfrentar os desafios de melhorar e perder gordura. Na realidade, você tem que se esforçar em alguns dias difíceis quando não está com vontade e, se puder, é aí que a motivação aumentará.
As pessoas que criam hábitos de exercício a longo prazo para uma perda eficaz de gordura sabem que não se espera pela motivação; você o cria.
Como diz o especialista em hábitos James Clear: “Começar, mesmo que seja de maneira muito pequena, é uma forma de inspiração ativa que produz impulso naturalmente”.
Quando nossos clientes nos procuram pedindo ajuda para “se motivarem” novamente para seus objetivos de perda de gordura, geralmente não lhes fazemos discursos rah-rah. Em vez disso, trabalhamos juntos para descobrir pequenos passos de ação que eles podem tomar hoje.
A regra dos 2 minutos: iniciando seus treinos para perda de gordura
Uma maneira fantástica de criar uma pequena etapa de ação é a regra dos 2 minutos.
Popularizada pelo já mencionado James Clear, a Regra dos Dois Minutos é uma estratégia comprovada: ‘Quando você inicia um novo hábito, deve levar menos de dois minutos para fazê-lo.’ Esta regra é uma forma confiável de eliminar obstáculos e ação inicial.
Se marcar os treinos de forma consistente é um desafio, a regra dos 2 minutos trata de encontrar maneiras de iniciar seu processo de treino rapidamente.
Nosso cliente de treinamento Tony estava lutando para fazer seus treinos para perder gordura acontecerem:
“Simplesmente não estou me sentindo motivado para treinar. Acordo de manhã, faço meu pré-treino e, de repente, digo para mim mesmo: não, não vou fazer isso hoje. Então eu mentalmente tenho um pequeno cabo de guerra por cerca de 5 minutos antes de me comprometer a fugir.”
Para ajudá-lo a recuperar o ímpeto para sua jornada para perder gordura, sugeri uma abordagem de 2 minutos: beba seu pré-treino, calce os sapatos e entre no carro.
É isso.
O que acontece após o hábito da regra de 2 minutos pode ser desafiador (o treino), mas a etapa de ação da regra de 2 minutos deve ser fácil. A ideia é facilitar o início. Depois de começar, é mais fácil continuar.
Fora do treino, aqui estão mais alguns exemplos específicos de perda de gordura de como aplicar a regra dos 2 minutos:
- Preparação de refeições: Passe 2 minutos cortando vegetais ou distribuindo lanches.
- Hidratação: Encha uma garrafa grande de água e coloque-a em algum lugar visível.
- Atenção plena: Faça um exercício respiratório de 2 minutos para reduzir os desejos relacionados ao estresse.
- Movimento: Faça 2 minutos de exercícios de peso corporal, como agachamentos ou flexões.
- Planejamento: Passe 2 minutos anotando suas metas para o dia seguinte.
Essas pequenas ações de 2 minutos podem parecer insignificantes, mas são poderosas geradoras de impulso. Eles ignoram a necessidade de motivação e criam um caminho para uma ação consistente.
Lembre-se de que a motivação não é um pré-requisito para a ação – muitas vezes é o resultado dela. Ao se concentrar nessas etapas pequenas e gerenciáveis, você não estará apenas esperando a motivação surgir; você o está criando ativamente.
Então, se você está se sentindo preso em sua jornada para perder gordura, não espere pelo momento perfeito ou pela explosão de inspiração. Em vez disso, pergunte-se: que pequena ação posso tomar hoje para ajudar a criar impulso?
Escolha uma ação de 2 minutos e comprometa-se com ela agora mesmo. Seu eu futuro agradecerá por dar o primeiro passo, não importa quão pequeno possa parecer.