Se você luta com problemas digestivos, como gases ou inchaço, pode estar se perguntando se a culpa é de algo que você está comendo. Os kits de testes de saúde caseiros tornaram-se cada vez mais populares e os testes de sensibilidade alimentar são comercializados para indivíduos que procuram informações sobre como as suas dietas estão a afetar os seus corpos.
Não há como negar o apelo dos testes em casa. Parece mais fácil e conveniente do que agendar uma consulta médica e os resultados geralmente ficam acessíveis por telefone celular ou computador dentro de 1 a 2 semanas. Mas quão precisos são os resultados e um teste de sensibilidade alimentar é realmente a melhor opção para identificar a causa raiz dos seus problemas?
Neste artigo, detalharemos tudo o que você precisa saber sobre testes de sensibilidade alimentar.
O que são testes de sensibilidade alimentar?
Os testes de sensibilidade alimentar são projetados para analisar como seu corpo reage a certos alimentos para ajudá-lo a identificar o que pode estar contribuindo para problemas digestivos e outros problemas de saúde, como dores de cabeça, confusão mental e acne.
Ao contrário de uma alergia alimentar, as sensibilidades alimentares não causam sintomas potencialmente fatais e podem não apresentar sintomas imediatos. As sensibilidades alimentares também diferem das intolerâncias alimentares, que são a incapacidade de digerir certos alimentos. Os testes de sensibilidade alimentar não testam alergias ou intolerâncias alimentares.
Os sintomas de sensibilidade alimentar geralmente dependem da quantidade de um determinado alimento que você ingere e podem incluir:
-
Dor abdominal
-
Inchaço
-
Constipação
-
Diarréia
-
Gás
-
Náusea
Esses sintomas são comuns e nem sempre a culpa é da comida. Muitos fatores podem causar problemas digestivos, incluindo:
Como funciona o teste de sensibilidade alimentar?
Um teste de sensibilidade alimentar exige que você envie uma amostra de sangue ou saliva, que mede os níveis de anticorpos para uma longa lista de alimentos – geralmente mais de 100 alimentos diferentes.
Os testes de sensibilidade alimentar não devem ser confundidos com os testes de alergia alimentar, que medem diferentes tipos de anticorpos. Os testes de sensibilidade alimentar medem IgG ou imunoglobulina G, e os testes de alergia alimentar medem a imunoglobulina E (IgE).
Os resultados são fornecidos para cada alimento testado. Os alimentos geralmente recebem uma pontuação ou são codificados por cores por a quantidade de anticorpo IgG que foi detectado. Alimentos com os mais altos níveis de IgG são considerados alimentos aos quais você é sensível e devem ser removidos de sua dieta.
Alguns testes de sensibilidade alimentar incluem informações básicas sobre como completar uma dieta de eliminação assim que receber os resultados.
Precisão dos kits de teste de sensibilidade alimentar caseiros
Os testes de anticorpos parecem científicos, mas acontece que os anticorpos IgG não são um método confiável para identificar sensibilidades alimentares.
Os pesquisadores concluíram que a IgG no sangue é uma resposta imunológica normal que ocorre com a exposição a todos os tipos de alimentos em pessoas saudáveis. Na verdade, os investigadores acreditam que pontuações elevadas de IgG podem ser um sinal de tolerância alimentar. Embora outros tipos de anticorpos possam indicar uma alergia ou infecção, a presença de IgG não é motivo de alarme.
Não é nenhuma surpresa que os alimentos que você ingere com frequência (ou seja, mais exposição) possam ter pontuações mais altas de IgG e serem sinalizados como um gatilho potencial em testes de sensibilidade alimentar.
Os testes de sensibilidade alimentar podem levar você a eliminar alimentos desnecessariamente, o que pode aumentar o risco de deficiências nutricionais, criar sentimentos de privação, aumentar o estresse em relação às escolhas alimentares e contribuir para uma alimentação desordenada. Os testes de sensibilidade alimentar também são limitados no número de alimentos que testam, de modo que podem perder uma sensibilidade potencial.
Por estas razões, muitos profissionais e organizações de saúde, incluindo a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologianão recomendamos o uso de testes de sensibilidade alimentar.
Uma dieta de eliminação, onde você identifica e remove alimentos suspeitos de desencadeamento por um período de tempo e depois os reintroduz, é a melhor maneira de determinar se você pode ter sensibilidade alimentar.
O resultado final? Um teste de sensibilidade alimentar provavelmente não produzirá resultados confiáveis, o que não ajuda a melhorar sua saúde e é uma perda de tempo e dinheiro.
Alternativas aos testes de sensibilidade alimentar
Se você suspeitar que algo em sua dieta não está de acordo com você ou está causando problemas digestivos, existem algumas opções para ajudá-lo a obter respostas.
Comece mantendo um diário alimentar. Durante várias semanas, registre tudo o que você come e bebe durante o dia. Observe o horário das refeições e o tamanho das porções, se possível. Se sentir sintomas como inchaço ou diarreia, anote quando eles ocorrerem.
Consultar seu médico é uma boa ideia para descartar outras condições que possam estar causando os sintomas.